Translate

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA: 

O que pode ou não oferecer !






A alimentação é um dos fatores mais importantes para a manutenção da saúde da Calopsita, é muito importante que ela tenha uma alimentação balanceada/equilibrada para que não faltem nutrientes e também para que não os ganhe em excesso, pois ficará obesa e mais propensa à doenças.

A base da alimentação de uma calopsita (no caso), tem se tornado um assunto muito polêmico, há veterinários profissionais no assunto, que indicam ter como base da alimentação a ração estruzada junto à alimentação complementar como: frutas, verduras e legumes somente. Outros profissionais recomendam as sementes como base da alimentação e tendo como alimentação complementar a ração junto aos legumes, verduras e frutas. 



Há muitas explicações e argumentos que defendem ambas as teses MAS o importante é que você procure um profissional, um veterinário especialista em animais exóticos que seja de sua confiança e veja qual a recomendação dele sobre este assunto. 

Independente de sua escolha, minha recomendação é que escolha marcas de confiança, não queira economizar nisso porque uma alimentação ruim pode levar sua ave a ter problemas de saúde futuramente e o custo de um tratamento será maior do que a "economia" da ração ou semente.
As sementes não são tão nutritivas como a ração por exemplo, então a aliemntação complementar DEVE ser introduzida e oferecida diariamente, essa é a regra geral!!!
Se sua calopsita ainda não come muitos destes alimentos complementares, não é porque ela não gosta, é muito provável que ela não esteja acostumada ainda a comer, e seu papel é saber fazer essa introdução e nunca deixar de oferecer.
Então vamos ao que interessa!!!

RAÇÃO PRÓPRIA PARA CALOPSITAS – RAÇÃO ESTRUZADA



Escolha marcas de qualidade, que tenham boa procedência.
Rações que são vendidas por quilo em mercados podem conter contaminações e matar seu pássaro. 
Verifique a validade e examine se a ração não tem bolor ou qualquer outra anormalidade e dê preferência para as sem corantes, ou seja, prefira as com coloração natural, pois são mais saudáveis.

SEMENTES:
Prefira as sementes embaladas, as sementes que são vendidas a granel, podem estar contaminadas também, é muito comum isso, pois muitos locais não tem a preocupação de armazenar de forma adequada.
Existe no mercado mix de sementes já embalados, mas se você tiver um bom fornecedor de sementes, você mesmo pode montar seu mix, veja abaixo a sugestão:
A mistura de sementes deve ser composta de 20% de alpiste, 50% de painço, 15% de arroz com casca, 10% de aveia e 5% de sementes de girassol.
As SEMENTES DE GIRASSOL, são as preferidas delas, mas esta semente é a que possui maior quantidade de gordura, por isso, não é recomendado que se ofereça regularmente em grande quantidade. Há quem prefira servir como forma de quitute, de agrado, mesmo que diariamente.


ÁGUA FILTRADA:
Ofereça SEMPRE água filtrada, fresquinha e à vontade. Troque a água de seu amiguinho pelo menos 2 vezes por dia.
Você também pode oferecer água de côco natural (não de caixinha), mas atenção para o tempo de consumo, pois a água de coco estraga com muita facilidade.
Em geral, as verduras e legumes devem ser oferecidos crus, muito bem lavados E higienizadas com produtos específicos, como o HIDROSTERIL ou outro produto de higienizar verduras, facilmente encontrado em mercados e sacolões.
ALIMENTOS QUE DEVEM SER DADOS COZIDOS PARA SUA CALOPSITA:

OVO: este alimento é rico em proteína e a minha recomendação seria 3x na 
semana de forma geral, mas quando sua ave está em muda de pena, o casal está procriando e alimentos filhotes, o ovo ou farinhada pode ser oferecido todos os dias. Dê somente a clara e amasse ela com o garfo de forma que fique granulada. 
A gema além de estragar mais rapido tem um nível de colesterol muito alto.  
Se quiser oferecer o ovo misturado a algum outro alimento como: cenoura raladinha, beterraba e etc, elas adoram também.
BATATA DOCE, SEMENTES DE ABÓRA (semi-torradas, nunca crua), QUIRELA/CANJIQUINHA hidratada.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER DADOS CRUS PARA SUA CALOPSITA:
As verduras escuras são muito importantes e geralmente as que mais fazem sucesso.


COUVE: à vontade, ABROBINHA, BRÓCOLIS (tudo do brócolis pode ser oferecido), PEPINO, JILÓ, CATALÔNIA, ESPINAFRE, ALMEIRÃO, CENOURA e folhas, BETERRABA e folhas, RÚCULA, COUVE FLOR, PIMENTÃO, CAROÇO de PIMENTA DEDO DE MOÇA e PIMENTÃO - embora elas não tenham nutrientes, as calopsitas amam roer 
e se distraírem, normalmente elas gostam mais do caroço de pimentão vermelho). ABÓBORA, RERINGELA CHUCHÚ, CHICÓRIA, ESPINAFRE, FOLHA DE MOSTARDA, NABOS VERDES, QUIABO.
MILHO: o milho ou alimentos à base de milho como: pipoca ou quirela, por exemplo, podem ser oferecidos até 2 vezes na semana, tenha o cuidado de alternar estes alimentos para que não seja oferecido em excesso.
Como servir o milho: este é mais um assunto de opiniões diferentes entre os criadores, 
por isso, consulte o profissional que lhe atende. MAS há quem sirva cru somente, muito bem limpo e lavado e quem prefira servir pré-cozido. Eu faço da seguinte forma : Coloco uma panela com água para ferver e quando estiver fervendo jogo as espigas de milho dentro e deixo por apenas 5 minutos. Faço isso porque elas nao gostam muito do
milho cozido e por sua vêz o milho vem com várias bactéria que com o tempo acabam prejudicando a ave. Com esta leve fervura é o suficiente para matar todos eles e sua ave
estará livre de uma infecção.


FRUTAS:
MAÇÃS - sem as sementes!! pois contém um ácido que é tóxico para aves, MAMÃO – pode ser com as sementes, BANANA – podendo ser com a casca, MELANCIA podendo ser com as sementes, UVA - sem sementes, KIWI, PÊRA, ACEROLA, AMEIXA, COCO – sem acesso pois é uma fruta muito gordurosa. GOIABA, MANGA, MORANGO.
BOAS DICAS
Se seu amiguinho não gosta de frutas você pode obrigá-lo a comer sem fazer força, pegue a fruta, massacre na água de beber, coe e coloque no bebedouro. Lembre-se de trocar esta água com frequência! Deixe no máximo por 3 horas, pois pode azedar.
Em época de postura do casal e alimentação dos filhotes, lembre-se que a alimentação deve ser muito reforçada!
Você pode oferecer legumes, verduras e frutas misturados. Não precisa separar os alimentos, muitas aves gostam de comer tudo junto também. Você terá que observar qual opção faz mais sucesso com suas aves!
O QUE NÃO PODE!!!!!!
Estes alimentos abaixo não podem ser oferecidos por serem tóxicos ou por não serem adequados para o organismo das aves.

ALFACE, AGRIÃO, AÇAFRÃO, ARROZ COZIDO (mesmo que em pouca quantidade), ACELGA, AGRIÃO (em grande quantidade pode irritar as mucosas do estômago e do intestino), COGUMELOS, CEBOLA, CEBOLINHA. ERVILHA, FEIJÃO DE FAVA, 
FERMENTADOS (Pão, bolo, biscoitos em geral e etc...), MACARRÃO (qualquer tipo, seja cru ou cozido), SALSINHA, TOMATE.
ÁLCOOL, LEITE, CAFÉ, CHOCOLATE E DOCES EM GERAL.
SEMENTES COMO: AVELÃ, NOZ E ETC – são altamente gordurosas.
ABACATE, CEREJA, FIGO, PÊSSEGO, CAROÇO DE: AMEIXA, MAÇA, UVA
QUEIJO BRANCO - alimentos derivados de leite não são próprios para as aves, são intolerantes ao organismos delas, 
que não possuem uma enzima necessária para digerir o leite. Portanto... Queijo branco, além de desnecessário, não é uma solução muito adequada. 

CUIDADO COM ESTES CITADOS ABAIXO !!!!
LÍRIO, COMIGO-NINGUÉM-PODE, PRÍMULA, FUMO, JASMIM, SAMAMBAIA, AZALEA, BEGÔNIA, AUCALIPTO.
REBOCO DE PAREDE, TINTA.

LEMBRE-SE QUE COMIDA DE GENTE É COMIDA DE GENTE, as aves possuem um organismo muito mais delicado que 
o nosso e não aceitam e digerem certos alimentos.
NÃO PODE!




#EuAmoCalopsitasMansas

#FlaviodasCalopsitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo ao nosso Blog !
Deixe aqui seu comentário pois ele é muito importante para nós !