Translate

quarta-feira, 23 de março de 2016

CRESCIMENTO ANORMAL DO BICO






O bico é constituído dos ossos da mandíbula e maxila e suas bainhas de queratina, e esta em constante reposição de células.
As alterações podem ser por: crescimento exagerado, cruzamento dos bicos, encurtamento de uma das partes, áreas de inchaço, sulcos anormais ou necrose.
As causas mais comuns são: manejo incorreto em animais criados com alimentação artificial, criados na mão, Doença do Bico e Penas, Aspergilose, traumatismos, sarna, infecções bacterianas, Poxvirus, deficiências nutricionais e Hepatopatias.
Diversas alterações podem ser tratadas de forma medicamentosa ou cirúrgica, na busca da recuperação dessa estrutura primordial na vida das aves, quanto antes a realização do diagnostico e tratamento maior a chance de sucesso no tratamento.

Devemos estar atentos a qualquer sinal que detecte algum problema, o quanto mais cedo possível.  A seguir alguns cuidados :
Diariamente observe o bico de sua calopsita, verifique se há alguma descoloração, rachadura e crescimento significativo; 
Consulte um veterinário se você suspeitar de qualquer alteração para determinar a causa exata, se for o caso aparar o bico para permitir que o pássaro o utilize de forma plena;
Providencie brinquedos para ajudar seu pássaro a gastar a ponta do bico.  Existem no mercado brinquedos apropriados para pássaros, feitos de madeira e outros materiais.



VEJA AS FOTOS ABAIXO






A - normal

B - Bico ou mandíbula fendida

C - Crescimento anormal

D - Mandíbula inferior pronunciada (prognatismo)

Esses são problemas GRAVES em calopsita e em outras aves, principalmente AGAPÓRNIS.

O bico é uma parte especial. É a parte em que o animal usa para comer. A calopsita quebrar o bico pode resultar em dor , calopsita não come, e morre. Por isso deve se tratar do problema o quanto antes! O metabolismo da ave é rápido, se notar anormalidade no bico, leve IMEDIATAMENTE a um veterinário.



As anormalidades que podem acometer o bico são :

Angulação externa ou interna na apreensão,

bicos demasiadamente longos,

mandíbulas de formação anormal ou fendida,




Deficiências nutricionais, infecções bacterianas, fungos, vírus e parasitas são apenas algumas das causas e é o que veremos a seguir.

Fatores que propiciam o crescimento :

1) deficiências de vitaminas A e D 3 , de minerais (especialmente cálcio e fósforo) e de metionina.
2) dificuldade em desgastar o bico
3) má oclusão (de causa genética ou de traumatismo)
4) ácaros
5) problemas hepáticos
6) anomalias congênitas (que ocorre durante o desenvolvimento do embrião)
7) anomalias hereditárias (de ordem genética)



Tratamento : 

1) tratar a causa;

2) manter periodicamente o tamanho do bico cortando (apenas por um veterinário ou criador experiente) ou lixando (com lixa de unha) a ponta do bico, caso contrário a ave terá dificuldade em se alimentar.

É muito importante a consulta de um veterinário, para orientação a respeito de uma alimentação correta , condições de alojamento, e o que deve ser proporcionado à ave para que se desenvolva e tenha qualidade de vida.

Aves com essa anomalia congênita não devem ser usados para procriação, pois essa falha genética pode ser transmitida aos filhotes.




#EuAmoCalopsitasMansas
#FlaviodasCalopsitas


3 comentários:

Olá, seja bem vindo ao nosso Blog !
Deixe aqui seu comentário pois ele é muito importante para nós !