Translate

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

SISTEMA DIGESTIVO DA AVE






As aves possuem um sistema digestivo bem peculiar, que muda de acordo com a dieta alimentar do animal. Todas as espécies de aves ingerem o seu alimento pelo bico córneo, cuja forma e tamanho irão variar de acordo com o tipo de alimentação da ave.


No sistema digestivo das aves há uma dilatação no esôfago chamada de papo,que serve para armazenar o alimento e também para umedecê-lo, tornando-o mais macio. Ao armazenar os alimentos no papo, a ave tem a oportunidade de digeri-lo em um local mais seguro. Logo depois do papo, encontra-se um estômago dividido em duas partes, chamadas de proventrículo e moela.

No proventrículo, também conhecido como estômago químico, o alimento é misturado a enzimas digestórias, sendo encaminhado para a moela, também conhecida como estômago mecânico, uma estrutura de paredes grossas e musculosas, onde o alimento que já está amolecido e misturado a enzimas digestórias será triturado.

Muitas espécies de aves herbívoras engolem pequenas pedrinhas para que elas auxiliem na trituração do alimento na moela. Essas pedrinhas ingeridas pelas aves são equivalentes aos dentes que elas perderam ao longo da evolução. É importante lembrar que as aves carnívoras possuem um papo pouco desenvolvido ou até mesmo ausente, enquanto sua moela é pouco musculosa.

O intestino delgado das aves assemelha-se muito ao dos mamíferos, sendo que nas aves herbívoras o intestino é muito maior do que nas aves carnívoras. O intestino grosso desses animais é curto e termina na cloaca, onde também são lançados os dutos do sistema excretor e reprodutor.

Algumas estruturas que também são encontradas nas aves são as glândulas salivares (que variam de número e localização, dependendo da espécie), pâncreas e fígado, que liberam suas secreções no duodeno do animal através de dutos.

O papo não tem função na digestão do alimento, pois não produz enzimas digestivas. O seu grau de desenvolvimento varia nas diferentes espécies de aves; é mais desenvolvido nas espécies que se alimentam de grãos e menos, ou inexistente, nas espécies que se alimentam de peixes.


Indigestão não é peculiaridade, exclusiva, do ser humano. Trate sua ave quando ela comer coisas indigestas, ou quando o “olhinho for maior do que o papinho”


Espero que tenham gostado do post, e se puderem seja um dos nossos seguidores.




#EuAmoCalopsitasMansas

#FlaviodasCalopsitas

2 comentários:

  1. Adorei o blog!! Parabéns!!!! Também amamos calopsita, meu marido e eu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Seja um dos nossos seguidores e ajude a divulgar o blog.

      Excluir

Olá, seja bem vindo ao nosso Blog !
Deixe aqui seu comentário pois ele é muito importante para nós !