Translate

sábado, 22 de agosto de 2015

CALOPSITA ENTRA NO CIO ?

CALOPSITA ENTRA NO CIO ?







Não, elas não entram !

As Calopsitas não sofrem alterações comportamentais nem têm manifestações externas de seu aparelho reprodutor, características próprias do cio. Nem mesmo as calopsitas encontradas na natureza, que têm uma época certa para acasalar, apresentam essas alterações típicas. "O termo cio, conhecido popularmente como o período em que as fêmeas estão prontas para se reproduzir, não é usado pelos cientistas para aves", afirmam os zootecnistas .

As Calopsitas atingem a maturidade sexual por volta dos 12 meses, mas sempre se interessam pela “coisa” antes da hora, principalmente machos.

No caso de machos, ficam mais agressivos, tentam defender o território, principalmente se tiverem uma companheira, e mesmo que mansos podem dar bicadas bem fortes nesse período.

Já no caso de fêmeas, ela começam a pedir gala, às vezes escolhem um local para seu ninho e começam a defender esse lugar como tal, podem ficar agressivas também e chegam até mesmo a botar nesse local que ela adota como ninho, é tipo uma " gravidez .


Obs: Se você gostou desta postagem, compartilhe nas suas redes sociais pelos ícones abaixo e se puder seja um dos nossos seguidores. Abraços




#EuAmoCalopsitasMansas
#FlaviodasCalopsitas




25 comentários:

  1. Olá Flavio, estou adorando seu blog!!!
    Tenho uma fêmea de 2 anos e um macho de 1 ano, o macho tenta atrair ela, mas ela parece nao querer nada com ele, pq isso acontece? Oque devo fazer p eles acasalarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geovana. Fico Feliz que esteja gostando do blog. Aproveite e seja uma das seguidoras. Conto com esta força para ele continuar no ar. Bem, respondendo a sua pergunta, as calopsitas escolhem seus parceiros. O fato de vc ter um macho e uma fêmea juntos, não significa que vc terá um casal formado ok?

      Excluir
  2. olá , tenho uma calopsita canta muito dizem que e macho, ele mudou muito o comportamento vive pelos cantos principalmente dentro da estante atraz do sofá kk sera que esta no cio? sera que e´macho ou femea o que faco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ligia td bem? Geralmente quem canta muito é macho sim, mas existem casos de fêmeas que cantam tbm. Mas te confesso que ao longo dos anos em que crio calopsitas, nunca tive nenhuma fêmea que cantasse. Mas existem varios relatos e pessoas que tem fêmeas e dizem que cantam. Eu nunca vi. Sendo assim creio que sua ave é um belo de um machinho. O fato de estar sempre pelos cantos atrás de lugar tranquilo, pode significar que esteja procurando um lugar tranquilo para arrumar uma esposa depois levar para lá. Pois os machos sempre tomam esta iniciativa.

      Excluir
  3. obrigado Flavio ajudo muito!!! gostei do seu blog, muito om seu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Flavio td bem? Acabei de descobrir o seu blog, muito legal! Também amo essas criaturinhas fantásticas! Tenho dois casais só que apenas um são formados. A minha fêmea do casal ñ formado fica em gaiola separada do que seria o par dela. Essa fêmea sempre pediu gala mas nunca se deu bem com "o par" dela. Desde o início do inverno ela ta pedindo gala direto e anda com uns comportamentos estranhos tipo: escolheu um cantinho da gaiola e fica ali como se estivesse protegendo, tá mais agressiva e um pouco mais na dela, teve um aumento na quantidade de cocô, ela tá muito diferente, parece outra. Fui agora ( 2:30 da manhã ) dá uma olhadinha e ela esta no fundo da gaiola nesse tal cantinho... tô achando que a qualquer momento deve sair um ovo. E se sair deixa ou retira? Devo me preocupar mas do que já estou? O que eu faço? Isso é nornal? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila. Ela esta mais agressiva pq vai colocar ovo com certeza. Se vc tem certeza que o macho não galou ela, pode tirar o ovo pois não tem nada haver deixar ela chocando algo que não vai nascer. Tente arumar outro macho, pois as calopsitas escolhem os seus parceiros

      Excluir
  5. Olá, tenho uma calopsita macho, está com 9 meses. Ele sempre foi muito dócil e sempre cantou bastante, nos últimos dias ele tem apresentado um comportamento totalmente agressivo, não deixa ninguém se aproximar dele, mesmo com a gaiola aberta sai pouco e quando sai fica em volta dela, e só de passarmos na frente da gaiola ele já vem avançar. Estou preocupada, isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria. Se ele tivesse com uma fêmea seria normal sim. Mas sozinho não teria muito o porque dele fazer isso. Vcs não tem deixado ele muito de lado sem interagir com ele? Geralmente qdo os donos deixam as aves de lado elas costumam ir se afastando aos poucos dos seus donos até voltarem a ser ariscos novamente.

      Excluir
  6. Oi Flavio eu tenho uma fêmea que quando meu marido pega ela, ela começa a dar uns piadinhos e se abaixar como se estivesse chamando um parceiro, e nos últimos 2dias ela fica piando sem parar, eu dou carinho, comida água e brinquedos e ela não para. Você já viu algo parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Ela provavelmente esta no cio e querendo um companheiro. O carinho a está excitando.

      Excluir
  7. Olá, eu tenho uma fêmea que está pedindo acasalamento, mas não consigo um macho que dê ceto com ela. Gostaria de saber quanto tempo dura essa fase e quando ela vai parar com esse comportamento de pedir gala?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As calopsitas não tem época de cio. Na verdade qdo atingem a maturidade ficam prontas para procriar o ano todo. Continue tentando pq as calopsitas escolhem seus parceiros. O fato de vc ter um macho e uma femea, não seguinifica que formarão um casal.

      Excluir
  8. Bom dia tenho uma calopsita macho e de uns dias pra ca ele sobe no meu chinelo e faz cena cmo se estivesse fazer sexo, isso é normal??

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, acabei de descobrir seu blog muito legal!...tenho 4 calopsitas uma sendo que um casal formado, acasalam direto estão com 1ano e meiomas até agora nada de ovos, o macho fica direto dentro do ninho mas a fêmea raramente entra no ninho ele entra chama por ela e nada. Me ajude Flávio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiola. O ideal seria fazer um exame de fezes completo atraves de um veterianario especializado em aves. Ja deveria ter colocado os ovos. Essa demora pode ser alguma doença oculta que somente atraves do exame que te falei podera ser descoberto. Exemplo uma Microplasmose. Abraços

      Excluir
  10. Estou adorando aprender sobre nossas amadas calopsitas! Parabéns pelo seu trabalho! Tenho uma calopsita macho,fez um ano agora e ele não canta! Faço tudo que é indicado, mas não arrumei nada! Agora arrumei duas fêmeas e ele vive se masturbando! O que faço? Nem canta,nem quer namorar as meninas que trouxe de presente pra ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Que bom que esteja gostando desses bichinhos. São mesmo encantadores. Com relação a cantar vc tem que ter certeza que vc possui realmente um macho. Lembro que sexo de calopsitas jovens só pode ser dito com certeza atraves de exame de sexagem. Muitas pessoas vendem as aves sem esse exame e afirmam o sexo de cada sem fazê-lo. Tudo chute ok? Não acredite em nada que não seja o exame de sexagem. Abraços

      Excluir
  11. Olá Flávio tenho um casal de calopsita pelo menos eu acho q é, o albino é macho e a silvestre é fêmea, comprei a silvestre com 3 meses e ela é mansa o criador me informou q é fêmea , confere q as fêmeas tem listras nas penas dá calda ou rabo ? A cabeça dela o amarelo predomina o cinza , compre uma casa de ninho e coloquei na gaiola , só q agora ela não deixa o macho chegar perto e nem entrar no ninho q ela bica ele , não tem ovo nenhum no ninho aínda , pq ela faz isso ? E agora até eu se for mexer na gaiola ela AMEAÇA bicar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Em primeiro lugar vc tem que ter certeza de ter um macho e uma femea realmente. Isso só é possivel através de um exame de sexagem caso ainda sejam novos. Se forem adultos o macho canta e a femea não (na maioria das vezes). Outro fato é que as calopsitas escolhem seus parceiros. O fato de ter um macho e uma femea na mesma gaiola não significa que formarão um casal.

      Excluir
  12. Olá tenho uma fêmea e ela se apaixonou por um macho de um amigo colocamos eles juntos e eles se apaixonaram pode ocorrer algo com eles caso venha separar os dois? Ela está botando tem alguma chance de ter filhotes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica. Sim pode ocorrer problemas. Algumas aves se apaixonam tanto pelo companheiro ou companheira que as vezes entram em depressão e podem vir a óbito no caso da separação ou perda de um deles.

      Excluir

Olá, seja bem vindo ao nosso Blog !
Deixe aqui seu comentário pois ele é muito importante para nós !